Panzers e Veiculos Blindados de Guerra(ALEMANHA)

Panzer é uma abreviação de "Panzerkampfwagen", um substantivo Alemão que se traduz como "Veículo Blindado de Combate".Tornou-se sinónimo dos tanques de batalha Alemães durante os anos 30 e 40, e é geralmente designado por sua abreviatura "PzKpfw". Panzers foram usados em ambos os organismos terrestres que compunham as forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial: a Waffen SS e a Wehrmacht.











Panzerkampfwagen VI Tiger II "Königstiger".


O Königstiger, cuja tradução literal em alemão é "tigre rei", foi um dos mais poderosos tanques de guerra usados pelo eixo na Segunda Guerra Mundial (é necessário ressaltar que havia também a definição de Tanque antitanque, não estando entre eles o Königstiger; o veículo de guerra blindado mais poderoso da Segunda Guerra Mundial era o Jagdtiger). Há diversas controvérsias sobre seu verdadeiro nome, sendo inicialmente chamado de "Tiger II", e apelidado de "Tiger King" pelos britânicos. Os alemães também o chamavam de "Tigre de bengala".


Tipo de Armamento: Tanque de Combate Pesado


Blindagem: 25 a 180 mm


Arma principal: Um Canhão de 8.8 cm KwK 43 L/71


Arma secundária: Uma Metralhadora MG34 de 7.92 mm


Velocidade: 41.5 KM


Tempo de serviço: Segunda Guerra Mundial


Tipo de motor: Maybach HL 230 P30 V12


Construído por: Henschel & Son / Krupp (torre)


Unidades Produzidas: 487


Alcance: 170Km


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista












Panzerkampfwagen VI Ausf. E Tiger I






O Panzerkampfwagen VI Ausf. E Tiger I foi um tanque pesado da Segunda Guerra Mundial, desenvolvido pela Alemanha Nazista.
O conceito que está na origem do tanque «Tiger I» tem a sua origem em 1937, quando se fizeram estudos sobre tanques mais pesados que os Panzer III e Panzer IV.


Ocorreram vários reveses no processo de escolha dos modelos apresentados, o VK4501(P) da Porsche e o VK4501(H) da Henschel. Foram construídos protótipos dos dois tanques e o modelo da Henschel foi considerado mais simples de fabricar, tendo sido colocada uma encomenda para 1300 unidades.


A especificação exigia que o tanque tivesse capacidade para passagem de rios com profundidade até 4 metros e por isso os primeiros 495 veículos tinham essa capacidade, a qual deixou de ser incluida para aumentar o ritmo de produção.


Tipo de armamento: Tanque Pesado


Construído por: Henschel & Son


Tipo de motor: Maybach HL230 P45 (V12) a gasolina


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista


Tempo de serviço: Segunda Guerra Mundial de 1942 a 1945


Unidades Produzidas: 1355


Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial


Alcance: 110 a 195Km


Blindagem: 25 a 110 mm


Armas Principais: Canhão de 8.8 cm KwK 36 L/56


Armas Secundárias: Duas Metralhadoras MG34 de 7.92 mm


Velocidade: 38Km/h












Panzerkampfwagen V Panther





O Panzerkampfwagen V Panther foi um carro de combate alemão empregado na Segunda Guerra Mundial. Foi projetado para substituir os PzKpfw III e PzKpfw IV, para que as Panzerdivisionen pudessem superar os carros de combate russos T-34/76 e igualar-se aos mais recentes veículos aliados. O Panther, foi, segundo analistas militares, o melhor carro de combate da Segunda Guerra Mundial.

Tipo de armamento: Tanque de Médio e Tanque Leve


Construído por: MAN AG


Tipo de motor: Motor Maybach HL230 P30 V12 a diesel com 690hp


Origem: Alemanha Nazista


Tempo de serviço: 1943 até 1945


Unidades Produzidas: 6000


Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial usado pelos exércitos da
Alemanha Nazista,França.


Alcance: 250Km


Blindagem: 15 a 120 mm


Armas Principais: Canhão L/70 de 75 mm


Armas Secundárias: Duas Metralhadoras de 7.92 mm Maschinengewehr 34


Velocidade: 55Km/h os primeiros modelos e 46Km/h os posteriores.










Panzerkampfwagen IV ou Panzer IV






O Panzerkampfwagen IV ou Panzer IV foi um carro de combate médio projetado na Alemanha.




Numericamente, foi o carro de combate mais importante das forças alemãs. Foi produzido até o final da guerra, pois não foi desenvolvido um veículo economicamente viável que pudesse substituí-lo. Seu chassi foi empregado no desenvolvimento de inúmeros veículos blindados. Foram fabricadas aproximadamente 8.000 unidades entre todas as versões.




Tipo de armamento: Tanque de Combate-Pesado


Tipo de motor: Maybach HL 120 TRM, 12 cilindros (300 hp)


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista,Reino da Romênia,Hungria,Bulgária,Finlândia,Espanha,Síria


Tempo de serviço: Segunda Guerra Mundial de 1939 - 1945


Unidades Produzidas: Mais de 9000


Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial e Guerra dos Seis Dias usado pelos exércitos da
Alemanha Nazista,Reino da Romênia,Hungria,Bulgária,Finlândia,Espanha,Síria.


Alcance: 200Km


Blindagem: 10 a 80 mm


Armas Principais: Canhão KwK 40 L/48 de 75 mm com 87 projéteis


Armas Secundárias: duas metralhadora MG34, de 7,92mm com 3.192 projéteis


Velocidade: 38Km/h












Panzerkampfwagen III (PzKpfw III)






Panzerkampfwagen III (PzKpfw III), geralmente referido como Panzer III, foi um tanque desenvolvido nos anos 30 pela Alemanha Nazi e usado intensivamente na Segunda Guerra Mundial. Foi planejado para combater outros veículos de combate, servindo a lado como um suporte para a infantaria. Em breve seria substituído pelos Panzer's IV, embora alguns ainda continuassem a ser utilizados para suporte.


Características gerais

Tripulação 5 (comandante, artilheiro, carregador, condutor e operador de rádio)


Comprimento 5,52 m


Largura 2,9 m


Altura 2,5 m


Peso 22 t


Blindagem e armamento


Blindagem 50mm


Armamento principal 50 mm


Armamento secundário 2 x 7,92 mm MG


Mobilidade


Motor 265 197


Suspensão Barra de torsão


Velocidade na estrada 40 km/h


Alcance 155 km












Panzerkampfwagen II






O Panzerkampfwagen II foi um carro de combate leve projetado na Alemanha. Foi empregado na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial. Com os atrasos no desenvolvimento do Panzer III e do Panzer IV, foi projetado como solução intermediária. Baseado no Panzer I, era maior e possuía uma torre com canhão antitanque de 20mm.


No início da Segunda Guerra Mundial, este veículo já era considerado obsoleto, porém ainda foi empregado até a Campanha Russa. Sete versões foram produzidas. O chassis do veículo foi utilizado como plataforma para canhões autopropulsados e lança-chamas.


Tipo de armamento: Tanque de Médio

Tipo de motor: Maybach HL-TR, seis cilindros, 140 hp


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista e Espanha Nacionalista


Tempo de serviço: 1936 a 1945


Unidades Produzidas: 1800


Conflitos de atuação: Guerra Civil Espanhola e Segunda Guerra Mundial usado pelos exércitos da Alemanha Nazista/Espanha na Guerra Civil Espanhola.


Alcance: 200 km


Blindagem: 5 a 14.5 mm


Armas Principais: Um canhão de 20 mm KwK 30 ou KwK 38 L/55


Armas Secundárias: Uma metralhadora 7,62 MG 34


Velocidade: 40 km/h












Panzerkampfwagen I








O Panzerkampfwagen I foi um carro de combate leve projetado na Alemanha antes de 1934, quando a Alemanha sofria limitações em suas forças armadas por causa do Tratado de Versalhes, que pôs fim a Primeira Guerra Mundial. Para dissimular este descumprimento, era designado como trator agrícola.




Foi empregado na Guerra Civil Espanhola. No início da Segunda Guerra Mundial, este veículo já era considerado obsoleto, porém ainda foi utilizado nas primeiras campanhas. Foi aos poucos relegado a função de treinamento das tripulações. O chassis do veículo serviu de plataforma para canhões autopropulsados. Foram produzidas mais de 1.800 unidades.


Tipo de armamento: Tanque Leve

Construído por: Herchel, MAN, Krupp e Daimler


Tipo de motor: Motor Krupp M 305 4 cilíndros refrigerado a ar com 59hp


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista,Bulgária,República da China,Hungria,Espanha Nacionalista.


Tempo de serviço: De 1934 até final da Segunda Guerra Mundial


Unidades Produzidas: 1800


Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial na Guerra Civil Espanhola e na Guerra Sino-Japonesa usado pelos exércitos da Alemanha Nazista,Bulgária,República da China,Hungria,Espanha Nacionalista.


Alcance: 200 km


Blindagem: Entre 7 e 13 mm


Armas Principais: 2 metralhadoras MG13 de 7,92 mm


Velocidade: 37 km/h














Wirbelwind ou Flakpanzer IV








 O Wirbelwind ou Flakpanzer IV foi um tanque anti-aéreo de construção alemã baseado no tanque Panzer IV. Desenvolvido em 1944 como sucessor do tanque anti-aéreo Möbelwagen.


Tipo de armamento: Tanque Médio Anti-aéreo


Tipo de motor: Maybach HL 120 TRM 12 cíl. com 272hp


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista


Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial


Alcance: 200 Km


Blindagem: 10 a 80 mm


Armas Principais: Quatro canhões Flak 38 calibre 2 cm montados em uma Flakvierling 38 L/112.5 com 3200 tiros.


Armas Secundárias: Uma metralhadora Maschinengewehr 34 calibre 7.62 mm 1350 tiros.


Velocidade: 40 Km/h


 
Veiculos Blindados de Guerra


 Sd.Kfz. 251







O Sd.Kfz. 251 foi um veículo blindado de guerra, construído pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, e que descende dos veículos Sd.Kfz. 221/222/223.






Era construído a partir do chassis de um caminhão normal, mas utilizava de lagartas ao invés de rodas traseiras, o que deu a este veículo uma grande capacidade de mobilidade. Geralmente, possuía uma metralhadora de saturação Machinengewehr MG 34 montada no teto, sendo que alguns veículos, em especial nas Ardenas, também foram equipados com um canhão antiblindagem PzB 41. É um veículo extremamente famoso, em especial por causa de Hollywood, em filmes como O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, Steven Spielberg, 1998) e em jogos de computador como Medal of Honor e Call of Duty. Era muito conhecido como Half-Track e Hanomag.






Tipo de armamento: Veículo Blindado de Combate de Infantaria


Origem: Alemanha Nazista

Tempo de serviço: Segunda Guerra Mundial

Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial usado pelo exército da Alemanha Nazista


Armas Principais: Uma metralhadora Machinengewehr 34 ou um canhão anti-blindagem PzB 41



 







Sturmgeschütz III ou StuG III








O canhão de guerra Sturmgeschütz III (StuG III) foi um dos veículos blindados mais produzidos pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi baseado nos chassis do Panzer III e seus inícios estavam armados com um canhão rápido para apoio da infantaria, foi modificado até que, em 1942, se empregou extensamente como caçador de carros. Muitas vezes, foi utilizado em companhias de carros de combate, como substituto dos modelos convencionais de torre rotativa. A série de Sturmgeschütz é provavelmente conhecida por sua excelente relação entre preço e rendimento, juntando à fiabilidade e funcionamento silencioso do PzKw III uma peça mais poderosa (Stuk 40 L/48, na série G), uma blindagem superior e uma silhueta muito mais baixa. No final da guerra se haviam construído umas 10.500 unidades. O canhão levava até 4 pessoas. O comprimento chegava a 6,85 metros e sua altura era de 2,16 metros. Seu peso chegava a 23,9 toneladas. A velocidade máxima em estrada era de 40 km/h e em todo o terreno rondava os 25 km/h. O alcance do canhão com seu combustível chegava a 155 km de distância.


Foi utilizado pela Alemanha, Itália, Finlândia, Espanha e Síria. Estes 3 últimos países conservaram os seus StuG III até aos anos 60. O derradeiro confronto militar onde terão participado alguns StuG III, terá sido na Guerra dos 6 dias, em 1967, onde o exército Sírio alinhou alguns destes canhões de assalto.


Tipo de armamento: Tanque de Combate Pesado


Tipo de motor: Maybach HL120TRM V12 a gasolina


Origem: Alemanha Nazista


Utilizadores: Alemanha Nazista,Itália,Finlândia,Espanha.


Tempo de serviço: De 1940 a 1967


Unidades Produzidas: 9.408 StuG III e 1.211 StuH 42


Conflitos de atuação: Segunda Guerra Mundial e Guerra dos Seis Dias.


Alcance: 155Km


Blindagem: 16 a 80 mm


Armas Principais: Canhão-Máquina de 7.5 cm


Armas Secundárias: Uma Metralhadora MG34 de 7.92 mm


Velocidade: 25Km/h na terra e 40Km/h na estrada.