Sobre a Wehrmatch e Waffen-SS(ALEMANHA)

HISTORIA DA WEHRMATCH

Wehrmacht (termo alemão que significa "Força de Defesa", e que pode ser entendido como meios/poder de resistência) foi o nome do conjunto das forças armadas da Alemanha durante o Terceiro Reich entre 1935 e 1945 e englobava o Exército (Heer), Marinha de Guerra (Kriegsmarine) , Força Aérea (Luftwaffe) e tropas das Waffen-SS (que apesar de não serem da Wehrmacht, eram frequentemente dispostas junto às suas tropas). Substituiu a anterior Reichswehr, criada em 1921 após a derrota alemã na I Guerra Mundial. Em 1955, as novas forças armadas alemãs foram reorganizadas sob o nome de Bundeswehr.


Durante os dez anos de sua existência, cerca de 18 milhões de combatentes serviram na Wehrmacht. Aproximadamente 5,3 milhões morreram durante a II Guerra Mundial. O número de soldados e oficiais desaparecidos ou mortos nos campos de concentração, principalmente soviéticos, nos anos posteriores ao fim da guerra, é desconhecido.


História



Quando a Primeira Guerra Mundial terminou, com a capitulação do Império Alemão, o Tratado de Versalhes impôs severas restrições em relação ao tamanho das forças armadas alemãs. O exército foi limitado a ter 100 000 homens alem dos 15 000 da marinha. A esquadra alemã seria composta de seis navios de batalha, seis cruzadores e doze contratorpedeiros. Carros de Combate e artilharia pesada foram proibidos e a força aérea foi extinta. Um novo exército do pós-guerra (o Reichswehr) foi estabelecido em 23 de março de 1921. Os alistamentos foram banidos por outro mandado do Tratado de Versalhes.

A Alemanha imediatamente começou a burlar essas condições. Iniciou-se uma colaboração secreta com a União Soviética depois do Tratado de Rapallo. O major-general Otto Hasse viajou a Moscou em 1923 para negociar os termos. Assim a União Soviética ajudaria a Alemanha no treinamento de militares. Os especialistas alemães em tanques e aeronáutica seriam treinados na União Soviética e as pesquisas e manufatura de armas químicas alemãs seriam executadas ao longo de outros projetos. Cerca de três mil pilotos alemães receberam treinamento em Lipetsk, os treinamentos com tanques aconteceram em Kazan e o gás foi desenvolvido em Saratov para o exército alemão.

Após a morte do presidente Paul von Hindenburg em 2 de agosto de 1934, todos os oficias e soldados das forças armadas da Alemanha fizeram um juramento de lealdade a Adolf Hitler. Em 1935, a Alemanha começou a desprezar deliberadamente as restrições do Tratado de Versalhes, e o alistamento foi reintroduzido em 16 de março de 1935.



A lei de alistamento traria o novo nome Wehrmacht, cujo símbolo seria uma versão estilizada da Cruz de Ferro. A existência da Wehrmacht foi oficialmente anunciada em 15 de outubro de 1935. Acredita-se que o número de soldados que nela serviram durante sua existência de 1935 a 1945 seja de aproximadamente 18,2 milhões.







Cruz de Ferro,Emblema da Wehrmatch


 


Historia da SS

As Waffen-SS tem sua fundação derivada da chamada Schutzstaffel (SS) no ínicio do Partido Nazista como forma de proteção a Adolf Hitler em um período conturbado politicamente (as décadas de 20 e 30 do século XX). Hitler exigia que sua tropa de elite fosse composta por cidadãos com comprovada origem germânica, uma condição fisica e mental excepcional e que cumprissem as normas da ideologia nazista. Para isso colocou à frente da tropa especial Heinrich Himmler, que em alguns anos, mais exatamente em 1933, conseguiu aliciar nada menos do que 52.000 homens para o seu exército. Com a ascensão da organização, Himmler conseguiu anexar aos seus domínios o Ordnungspolizei (a polícia regular), e o Sicherheitspolizei (a polícia de segurança). O Sicherheitspolizei foi dividido mais adiante no Kriminalpolizei ou Kripo (a polícia Criminal) e o Geheime Staatspolizei ou Gestapo (a polícia secreta), todas subordinadas ao escritório de Segurança Geral do Reich. Suas implicações eram as seguintes:




  • Tropas regulares (Verfügungstruppe, SS-VT) servindo como tropas de elite lutando ao lado da Wehrmacht (e muitas vezes liderando as operações da Segunda Guerra Mundial)


  • Guarda pessoal de Hitler, Leibstandarte Adolf Hitler (LAH)


  • Controlo de Guetos


Símbolo da SS